Em quatro meses teremos a mais nova encarnação de Batman nas telonas, com The Batman dirigido e escrito por Matt Reeves. Em uma entrevista para a revista Empire, o diretor diz que se inspirou em ninguém menos que Kurt Cobain ao criar o personagem que será interpretado por Robert Pattinson (e o alter ego Bruce Wayne).

"Quando escrevo, ouço música e, ao escrever o primeiro ato, coloquei Something In The Way do Nirvana", diz Reeves. Foi com a canção da banda Nirvana, a qual Cobain era frontman, que ele decidiu abdicar do "padrãozinho" Bruce Wayne, que costuma ser representado como um playboy, e partir para algo mais ousado.

"Há outra versão que passou por uma grande tragédia e se tornou recluso. Então, comecei a fazer essa conexão com Últimos Dias de Gus Van Sant e a ideia dessa versão ficcional de Kurt Cobain neste tipo de mansão decadente.”

Com Kurt Cobain em mente, isso apenas reforçou a decisão de escalar Pattinson para o papel. "Ele também tem aquele ar de Kurt Cobain, em que ele parece um astro do rock, mas você também sente que ele poderia ser recluso", diz o roteirista. Por isso, a estética em torno de tudo associado ao personagem teve que mudar, dizendo adeus aos gadgets chamativos. "Ele não é realmente um socialite. Ele está construindo todas essas pequenas engenhocas, apenas com Alfred", afirma.

De acordo com o portal IndieWire, as influências cinematográficas de Reeves para The Batman incluem Chinatown, Operação França e Taxi Driver. O diretor de Planeta dos Macacos: A Guerra coescreveu o roteiro com Mattson Tomlin e The Batman traz o diretore de fotografia Greig Fraser, indicado ao Oscar, que também fez Duna de Denis Villeneuve.

The Batman chegará aos cinemas em 4 de março de 2022.







Comentários