Às vezes é bom ter um filme/série que sirva como tira-gosto a gêneros, digamos, mais intensos de entretenimento. Desligar a mente e ver uma comédia romântica pode ser a saída para alguns, mas eis aqui a recomendação do dia: Gekkan Shoujo Nozaki-kun, um anime disponível na Netflix que conta a história de como é criar mangás para o público feminino.

Acompanhamos uma fração da vida de Chiyo, jovem apaixonada por Nozaki (o artista dos mangás) que age como sua assistente, enquanto tenta conquistá-lo. Para ser mais específico, o shojo (ou shoujo) é um tipo de mangá direcionado ao público feminino adolescente, justamente a produção da dupla – e daí vemos o nome Gekkan Shoujo Nozaki-kun, ou "Nozaki-kun, Mangá Mensal para Garotas".

Mais da metade dos 12 episódios são centrados em pílulas de histórias avulsas, com o começo e fim geralmente puxando de seus adjacentes. Portanto, ganchos acontecem com frequência nos minutos finais (pós-créditos), encorajando dar o play no episódio seguinte.

Os personagens seguem padrões do gênero em suas representações, com garotos galãs e garotas angelicais. Ao decorrer dos episódios vemos exemplos de competitividade, discussão de gênero (e inversão de papéis), masculinidade frágil e sexualidade, todas brincadeiras feitas em bom tom. A comédia física também entra em cena, remetendo o que conhecemos vir dos mangás. 

De praxe, uma história sobre arte pede pelo cuidado extra com a arte. Cenários simples, cores vibrantes e animações exageradas compõem os clichês, bem como vemos (na história em si) todos os clichês da criação de um mangá para garotas. Um destaque fica para a ambientação e os detalhes, sempre que vemos papéis e materiais de desenho.

Nozaki-kun não deixa dúvidas de que quer explorar fantasias dos jovens artistas e é hilária cada vez que vemos os crushes exagerados de garotos e garotas. Além da dupla principal, vale a pena se distrair com os estudantes/personagens secundários e ter o mínimo de surpresas, mesmo que nada consiga fugir (muito) da vala comum.   

Com 12 episódios de 20 minutos, Gekkan Shoujo Nozaki-kun está disponível na Netflix.







Comentários