indie rock - two door cinema club - lollapalooza

Indie rock é o termo usado para caracterizar a sonoridade de bandas que lançam trabalhos musicais através de pequenas gravadoras, independente da cena musical em vigor. Porém, atualmente o termo “indie” já pegou o linguajar popular associado simplesmente ao estilo de rock alternativo (seja por grandes ou pequenas gravadoras). E é nesse cenário musical independente que surgiu a já veterana banda irlandesa, formada em 2007, Two Door Cinema Club.

A banda é formada por Alex Trimble (vocais, guitarra e sintetizadores), Sam Halliday (guitarra e vocais) e Kevin Baird (baixo e vocais), possuindo influências de bandas indie como Phoenix e Strokes. O som da banda, mesmo sendo majoritariamente um indie rock, também chega a ser classificado de electropop, dance-punk ou até mesmo post-punk revival.

Leia também: Saiba tudo sobre Sigrid, a nova aposta da música pop

O nome da banda surgiu por conta de zoação e homenagem ao Sam, que pronunciou de maneira errada o nome do cinema local: "Tudor" virou "Two Door". De sua trajetória até os dias atuais, o Two Door conseguiu dar autenticidade ao seu trabalho, transformando suas músicas em obras inconfundíveis e marcando o cenário musical. No Brasil, a banda participou em duas edições do festival de música Lollapalooza: em 2012, pela primeira vez, e cinco anos depois, em 2017, contando com shows a parte do festival em outras cidades.


O álbum de estreia da banda, Tourist History, teve 10 músicas e foi lançado em 2010, três anos após a formação inicial do grupo. Em 2012, o disco já havia vendido ao menos 270 mil cópias na Inglaterra, trazendo singles como Something Good Can Work, I Can Talk e o smash hit What You Know. Na época de lançamento, a BBC Music opinou dizendo que a banda mostrava flashes esporádicos de grandeza e que possuía um padrão geral de composição que os colocava entre as melhores novas bandas do Reino Unido naquele tempo. Foi com este álbum também que eles conseguiram seu primeiro certificado em platina no UK. Dois anos após a estreia de Tourist History, Beacon chega.

Beacon, o segundo álbum de estúdio do grupo, estreou em primeiro lugar nos mais vendidos da Irlanda. Este também foi o primeiro disco da banda a atingir o topo das paradas de qualquer país. Segundo o canal de notícias do Reino Unido, The Fly:
“Há momentos em que tudo que você precisa é de um bom bumbo para sustentar uma melodia incrível, e é exatamente isso que faz o Beacon funcionar; nada está sobrecarregado ou complicado demais”.
Somente quatro anos depois, em 2016, com uma grande pausa em gerar trabalhos novos, a banda lança seu terceiro álbum, Gameshow. Com uma nota 67 no Metacritic, baseado em oito críticas, o grupo resolveu fazer diferente e, ao invés de continuar com a mesma coisa de antes ou se entregar ao mainstream, trilharam com Gameshow um caminho ao som dos anos 80, com doze músicas ao todo.


E recentemente, três anos após Gameshow, o Two Door Cinema Club lançou um novo álbum, chamado False Alarm, que voltou ao antigo estilo de fazer música da banda e caiu na aclamação do público ouvinte. De dez músicas que compõem o álbum, quatro já viraram single, incluindo o sucesso Talk e a recente canção single de divulgação Once. False Alarm teve bastante influências ao new wave dos anos 80 e, apesar de ser uma evolução em relação aos dois discos anteriores da banda, algumas faixas soam bastante repetitivas, talvez por não quererem arriscar tanto em sons diferentes e não agradar aos fãs. Entretanto, é possível falar que este álbum é o melhor trabalho entregue pela banda desde o seu disco de estreia, o Tourist History.


Algumas especulações contam que a banda virá ao Lollapalooza Brasil em 2020 para continuar a divulgação de False Alarm. Seria a terceira vez do TDCC no festival, que eles já falaram ser o favorito deles. Nas duas edições que passaram por aqui, o grupo se destacou bastante no festival com seu estilo próprio de animação e carisma com o público. Seria muito divertido e empolgante que o pessoal do Lolla trouxessem eles pra edição do ano que vem, não é?


Já conhecia a banda? Ficou com vontade de ouvir agora? Conta pra gente o que achou do som do Two Doors Cinema Club. Siga o nosso Instagram: @infogeekcorp






Comentários