Não dá para negar que no último filme do nosso "amigo da vizinhança" - Homem-Aranha: Longe de Casa - um dos destaques foi, sem dúvida alguma, o vilão Mysterio, interpretado por um ator que emana talento, profissionalismo e de quebra uma presença pra lá de irresistível. Jacob Benjamin Gyllenhaal, mais conhecido como Jake Gyllenhaal, não é nenhum calouro no ramo do cinema e televisão - muito pelo contrário, é um veterano nato que está cada vez mais se descobrindo e embarcando em papéis incríveis e desafiantes, mostrando-se um intérprete bastante talentoso.

Nascido em Los Angeles - local privilegiado para o cinema -  começou sua carreira no longa City Slickers de 1991, mas sua estreia como destaque nas salas de cinema iniciou com seu papel sensacional e brilhante na pele do jovem Donnie Darko (2001), filme que até hoje nenhum especialista crítico em cinema conseguiu entender por completo e fielmente essa obra. Destacou-se também em longas como O Segredo de Brokeback Mountain (2005) e Zodíaco (2007), dentre outros dos 34 filmes que carrega em sua trajetória. Atualmente, com seus 38 anos, Jake está em ação com a peça de teatro Sea Wall/A Life na Broadway, ao lado do ator Tom Sturridge, e sairá de cartaz dia 29 de setembro.

Separamos uma lista de 9 filmes do bonitão Jake Gyllenhaal para você apreciar o talento e amor pela arte que ele faz. Dá uma olhada:

1. Donnie Darko (2001)


Longa atualmente conhecido como uma obra cult, Donnie Darko conta a vida colegial e pessoal de Donnie, um jovem excêntrico e inteligente que possui algumas peculiaridades envolvendo sua personalidade, incluindo visões com Kevin - um coelho monstruoso - que apenas ele consegue ver. A trama se desenvolve com uma dessas visões onde Kevin informa ao protagonista que o mundo irá terminar dentro de um mês. O filme possui momentos bastante confusos, e até hoje ainda se vê matérias e pesquisas tentando conectar e desvendar os acontecimentos ocorridos no longa.

Jake atualmente ainda é bastante referenciado quanto ao seu papel na pele de Donnie, e sua excelente performance no filme deu a ele uma credibilidade já inicial em sua carreira, abrindo portas para outros trabalhos. Uma curiosidade é que sua irmã Maggie Gyllenhaal atua no filme com ele, como irmã de Donnie.

2. O Segredo de Brokeback Mountain (2005)


Jack (Jake Gyllenhaal) e Ennie (Heath Ledger), são dois jovens que se conhecem após serem contratados para cuidar de ovelhas em Brokeback Mountain. Por semanas, os dois vivem isolados juntos, se tornando cada vez mais amigos e acabam tendo um rápido envolvimento sexual, se transformando em um sentimento amoroso. Ao término do trabalho, cada um segue sua vida normalmente, mas o período vivido marca suas vidas.

Gyllenhaal, assim como qualquer trabalho já feito, se entrega perfeitamente ao papel do charmoso Jack, tendo uma perfeita harmonia com o parceiro de cena Heath Ledger. Inclusive, em uma das cenas de beijo, Heath quase quebrou o nariz de Jake por acidente (que beijo violento!)

3. Zodíaco (2007)


Zodíaco conta a trama real da investigação no final da década de 60 e início da década de 70 do serial killer Zodíaco, que mandava cartas confessando seus crimes - incluindo o tipo de arma, como foi feito o assassinato e demais detalhes - para os principais jornais da época e, anexado a isto, colocava códigos que supostamente revelariam a identidade dele. Os assassinatos e as cartas se sucedem, provocando pânico na população de San Francisco.

No filme, Jake interpreta o cartunista tímido Robert Graysmith, que ao longo da trama vai ganhando cada vez mais protagonismo e se destaca por ser um ótimo investigador, pesquisador e escritor, se metendo em algumas situações bem perigosas.

4. Amor e Outras Drogas (2010)


Neste longa, Jake interpreta Jamie, um garanhão que perde o emprego de vendedor em uma loja de eletrodomésticos por ter seduzido uma colega de trabalho. Após a demissão, o rapaz começa a trabalhar num laboratório da indústria farmacêutica, atuando como representante comercial e tendo a função de abordar médicos para convencê-los a prescrever os produtos da sua empresa para os pacientes. Porém, o rapaz não contava com a sorte de conhecer Maggie (Anne Hathaway), uma jovem que sofre de mal de Parkinson, começando um pequeno flerte entre os dois, mesmo que a doença de Maggie a impeça de querer seguir em frente com Jamie.

Em um de seus primeiros projetos em um romance como protagonista, Jake está ótimo neste papel, não bloqueando seu incrível talento no filme. A harmonia e conexão que o casal - Jake e Anne - construíram para viver o romance é perfeito, o que faz a gente torcer muito para que os dois fiquem juntos durante todo o filme.

5. Os Suspeitos (2013)


Jake, que interpreta o detetive Loki,  explicou que, por já ter interpretado policiais antes, tem vários amigos com essa profissão e pediu dicas a eles para a performance como o policial, especialmente em relação ao lado emocional nos casos de crianças desaparecidas.

Keller (Hugh Jackman) leva uma vida feliz ao lado da esposa e dos filhos. A família visita a casa de seus grandes amigos, e sem que eles percebam, as duas caçulas dos dois casais desaparecem. Desesperadas, as famílias apelam à polícia e ao detetive Loki (Jake Gyllenhaal), não demorando muito para que um suspeito seja preso. Porém ele fica apenas 48 horas encarcerado devido à ausência de provas contra ele. Entretanto, Keller está convicto de que ele tem culpa no desaparecimento e resolve sequestrá-lo para arrancar a verdade dele.

6. O Homem Duplicado (2013)


Jake em dose dupla! Adam (Jake Gyllenhaal), um professor de história, descobre a existência de um sósia seu quando assiste a um filme banal. Ele, então, resolve ir atrás de seu duplo, em uma trama de suspense que muda a vida de todos os personagens, criando uma verdadeira obsessão e começando a perseguir o homem.

É impossível não notar o incrível trabalho de Gyllenhaal ao dar uma personalidade a cada um dos dois duplos, igualmente diferentes na sua maneira de lidar com determinadas situações durante a trama, o que demonstra o quanto os dois personagens estão ligados um ao outro. Ótimo trabalho, Jake!

7. O Abutre (2014)


O Abutre aborda as dificuldades para que Louis Bloom (Jake Gyllenhaal) consiga um emprego formalizado, levando o jovem a adentrar ao pequeno universo do jornalismo criminal independente. Para ter sucesso na área, Louis - munindo uma filmadora como se fosse uma arma - começa a ir atrás de crimes e chocantes acidentes para registrar tudo em forma de vídeos e fotos para depois vender todo o material audiovisual para os telejornais e outros veículos interessados, sem qualquer noção ética e moral quanto a isso.

Obscuramente impecável, Jake vive a pele do sociopata Louis de forma grandiosa. O galã chegou a perder cerca de notáveis 14 quilos para o papel. Gyllenhaal deixou a vida social de lado durante o mês de gravações, e conta que se alguém o convidava para almoçar, ele recusava e ia correr.

8. Animais Noturnos (2016)


O longa conta a vida de Susan (Amy Adams) uma gestora de uma galeria de arte infeliz com o que se tornou. Ela recebe um livro de título "Animais Noturnos", de autoria de seu ex-marido Edward (Jake Gyllenhaal), com quem teve uma história mal acabada. O filme então se insere em contar duas histórias paralelas: o presente de Susan (combinado a lembranças do passado) e a história chocante e envolvente lida no livro recebido - que aborda uma família vítima de um desentendimento na estrada, chegando a assassinatos e investigações.

É uma das melhores performances de atuação de Jake Gyllenhaal. Ele interpreta dois personagens muito bem construídos e vividos, passando por dificuldades parecidas poeticamente. Jake consegue nos entregar um show de talento, nos mostrando expressões, gestos, mudanças de aparência e personalidades, tendo seu personagem principal um crescente desenvolvimento na trama.

9. Homem-Aranha: Longe de Casa (2019)


No novo filme do herói, Peter Parker (Tom Holland) parte em uma viagem pela a Europa com a turma do colégio, quando Nick Fury (Samuel L. Jackson) o surpreende para convocá-lo a uma missão onde precisará enfrentar vilões elementares que surgem em cidades marcantes da região.

Gyllenhaal atua como o principal vilão do longa, o enigmático Quentin Beck, mais conhecido como Mysterio. No papel do ex dublê cinematográfico, Jake está INCRÍVEL! Consegue nos encantar não deixando a gente tirar os olhos do filme e, por certos momentos, nos deixa até confusos com o real propósito do personagem - mas a gente acaba entendendo toda a magnífica jogada de interpretação que Jake construiu para Mysterio.

E então, gostou das nossa lista de indicações com esse atorzão da porr*? Conta pra gente qual desses filmes você mais gostou de ver o Jake atuando. E fiquem sempre ligados na trajetória cinematográfica desse intérprete brilhante!






Comentários