Nós aqui somos ladrões de outro tipo, Lamora. A farsa e o engodo são as nossas ferramentas. Não acreditamos em trabalho árduo quando uma cara falsa e uma bobagem bem-bolada podem ser tão mais eficazes.
Nobres Vigaristas é uma série de livros de fantasia e aventura e teve seu primeiro livro publicado em 2006. O autor Scott Lynch, que já teve experiencia como escritor de RPG, criou um mundo original e complexo para contar a historia de um grupo de ladrões ambiciosos e extremamente inteligentes (além de sarcásticos) que capturam a atenção do leitor desde a pagina um.

As mentiras de Locke Lamora é o titulo que da inicio a saga e nos apresenta ao submundo do crime da antiga cidade de Cammor, onde atuam varias gangues de ladroes, entre eles, os Nobres Vigaristas. Diferentemente dos outros grupos, os vigaristas não se contentam apenas com crimes simples direcionados a pessoas aleatórias, mas sim golpes grandiosos e elaborados à nobreza da cidade.

O grupo é composto essencialmente pelo líder e estrategista, Locke Lamora; seu melhor amigo, Jean Tannen; Pulga,o integrante mais jovem e os irmãos Sanza. A ambição e a audácia dos vigaristas os colocam na lista negra de algumas pessoas poderosas de Cammor, os levando à situações perigosas e desesperadoras ao longo da historia.

Além de ser imprevisível e impactante em certos momentos,o livro intercala seus capítulos com flashbacks, a mudança constante entre presente e passado e a consequente quebra da narrativa ajuda a criar expectativa para os próximos capítulos, o que o torna, apesar de grande, uma leitura rápida.

A saga já conta com três livros publicados: Mares de Sangue e Republica dos Ladroes (2° e 3° livros respectivamente) seguem a mesma formula do primeiro e nos deixa ansiosos esperando a continuação.O autor tem 7 livros planejados, o próximo sendo O Espinho de Emberlane (em tradução livre), que foi adiado algumas vezes por problemas de saúde do escritor e ainda não tem data especifica para ser lançado.

Aqui no Brasil a distribuição fica por conta da editora Arqueiro, que já tem os três livros traduzidos.

Entre os fãs da obra se encontram grandes nomes da literatura fantástica como George R.R Martin (As Crônicas do Gelo e Fogo) e Patrick Rothfuss (As Crônicas do Matador do Rei). Se você gosta do gênero e está procurando uma boa leitura essa saga é uma ótima pedida!





Facebook




Comentários