ATENÇÃO: Essa matéria pode conter spoilers.

Aquela velha frase clichê que todo amante de leitura diz “o livro é bem melhor que o filme” sempre vem à tona. É muito raro as obras literárias serem superadas pelas suas adaptações cinematográfica. Para adaptar um livro, muitas experiências das páginas não são apreciadas pelas telonas do cinema, o que causa desconforto nos leitores. Às vezes são coisas mínimas, mas que despertam um grande incômodo nos fãs. Cenas, acontecimentos, personagens e enredos.

No caso do mundo mágico de Harry Potter, os fãs não conseguem entrar em um acordo unânime. Uma parte deles diz que os livros são impecavelmente melhores que os filmes, outros já falam que, em alguns aspectos, os longas (alguns) conseguem tirar a monotonia que os livros possuem. Outro lado que revolta os fãs é o fato de que alguns personagens da saga são tão importantes nas páginas e, ao serem interpretados num filme, perdem toda a representatividade que possuem. Entretanto, o aspecto que gera maior reclamação vinda deles, são - sem dúvida alguma - a ocultação de personagens.

Então, selecionamos alguns dos vários personagens que não deram suas caras nas telonas para você relembrar e sentir ainda mais falta deles:

1
Mérope Gaunt

No livro Harry Potter e o Enigma do Príncipe, fomos introduzidos à família Gaunt, e principalmente a Mérope, mãe de Lorde Voldemort. Sua trama é passada em um flashback, onde podemos conhecer as origens do nascimento do vilão. Do momento em que Mérope enfeitiça com poções do amor o jovem trouxa Tom Riddle - pai de Voldemort - até sua morte no Orfanato Wool, onde deu a luz ao seu bebê. 

Mérope é uma jovem tímida e, por ser abusada mentalmente e fisicamente por sua família, não executava corretamente a magia. Nascida sangue puro, a garota é descendente direta de Salazar Slytherin, sendo uma ofidioglota. Logo após seu pai e irmão - seus abusadores - serem presos em Azkaban, a jovem da início ao seus planos para enfeitiçar e se casar com Tom. Segura de que o rapaz a ama verdadeiramente, a bruxa para de dar poção do amor para ele, tendo uma grande decepção após a decisão: Tom Riddle desperta do encanto e a deixa sozinha e grávida. 

Foto: Devian Art 
2
Hepzibah Smith

Também aparecendo brevemente em Harry Potter e o Enigma do Príncipe, a avantajada senhora Hepzibah Smith alegava ser descendente direta de Helga Hufflepuff (fundadora da casa Lufa-Lufa). Ela fez amizade com Tom Riddle (Lorde Voldemort), em uma de suas visitas a Borgin & Burges. Após alguns outros encontros e fortalecimento da amizade, Hepzibah conta a Tom que possui tesouros muito valiosos, o que desperta interesse no garoto. Voldemort então lança um feitiço Confundus no elfo doméstico da mulher, que acaba matando-a a mando do vilão. Criou-se, portanto, uma das 7 horcruxes de Lord Voldemort, impregnada na taça de Hufflepuff. Mais tarde, em Relíquias da Morte, a taça é destruída por Hermione Granger. Seria muito interessante se os responsáveis pelo roteiro do filme pudessem ter enfatizado a criação de tais objetos tão importantes para trama.

Foto: The Harry Potter Lexicon

3
Pirraça

Pirraça é um poltergeist que mora em Hogwarts. Ele até teve um intérprete, mas na edição de finalização de Harry Potter e a Pedra Filosofal, o querido Pirraça não entrou para o filme. Ele é muito confundido como fantasma, mas seus poderes não envolvem apenas atravessar paredes e flutuar: ele consegue mover objetos e ficar invisível, pregando peças nos alunos da escola. Ele as vezes é visto como uma criatura má, mas é apenas seu jeito palhaço e brincalhão - que faz com que Filch tenha ódio dele, pois quando Pirraça faz suas bagunças, o zelador é quem tem que limpar.

Foto: Wickred

4
Walburga Black

Walburga Black é nada mais nada menos que a mãe do nosso amado Sirius Black. Por sua visão de pureza do sangue, assim como toda a sua família preconceituosa, ela acaba se casando com seu primo Orion, a fim de continuar a linha puro-sangue da família Black.

A bruxa, após morrer, deixou uma pintura de si mesma no hall do Largo Grimmauld, com um Feitiço Adesivo Permanente. Está constantemente irritando os membros da Ordem da Fênix, berrando sem parar, os xingando das piores coisas. Com certeza foi uma falta grande nos filmes, pois seria curioso (e irritante) ver a mãe de Sirius berrando nas telonas.

Foto: Devian Art

5
Cuthbert Bins

Talvez o professor mais excêntrico que os alunos possam conhecer, o Professor Binns é um fantasma que leciona a matéria História da Magia em Hogwarts. Certa vez, o professor adormeceu em um dos seus dias letivos e, quando despertou, deixou seu corpo para trás, indo dar aulas normalmente, sem perceber que tinha morrido. No livro Harry Potter e a Câmara Secreta, o professor Binns é quem explica sobre a lenda da câmara secreta e a história dos fundadores das casas - no filme esse diálogo foi colocado para a professora Minerva.

Foto: Harry Potter Wiki

6
Winky

A intrigante elfa doméstica do Chefe do Departamento de Cooperação Internacional em Magia, Bartolomeu Crouch, é a que mais sentimos falta ao assistir Harry Potter e o Cálice de Fogo. Harry conhece Winky quando ele se confunde achando que a elfa é Dobby - primo dela - durante a Copa de Quadribol. A elfa é acusada de conjurar o feitiço que invoca a marca negra de Lorde Voldemort no céu, e após o ocorrido é despachada por Crouch. Winky passa a trabalhar na cozinha de Hogswarts, onde fica um tanto deprimida com a decisão e acaba tendo problemas com bebida. Ela é uma criatura doce e gentil, embora mostra-se um tanto contrária à liberdade dos elfos domésticos.

Foto: Pinterest

7
Andrômeda Tonks

A querida mãe de Ninfadora Tonks não é tão importante assim para a trama num todo, mas seria muito interessante ver ela nas telas do cinema. Andrômeda Tonks é irmã de Bellatrix Lestrange e Narcisa Malfoy, pertencendo à família Black. Ela acaba se apaixonando e se casando com Edward Tonks, um trouxa, sendo desertada da família Black - já que são extremamente contra os “sangue-ruins”, preservando a linhagem dita “pura”. Na grande guerra, em 1998, ela e seu marido fazem parte da Ordem da Fênix junto de sua filha, que morre logo em seguida. Assim, Andrômeda passa a cuidar e criar seu neto, Teddy Lupin Tonks.

Fonte: Harry Potter Wiki

8
Teddy Tonks Lupin

O já citado anteriormente, Teddy Lupin Tonks, é um dos que fizeram falta para os fãs no epílogo de Harry Potter e as Relíquias da Morte. É filho de Ninfadora Tonks e Remo Lupin, que são mortos na luta contra os seguidores de Voldermort. É descrito como um garoto extrovertido, de cabelo azul, e herdeiro da habilidade mágica de sua mãe - a metamorfomagia. No filme, ele nem é citado, e deixa um ar de dúvida se o filho do casal (Tonks e Lupin) está realmente vivo ou não. Mas quem leu os livros sabem que Ted continua vivo - Ninfadora deu a luz ao filho antes da batalha, e fica nos cuidados da avó e de seu padrinho, o famoso Harry Potter. Posteriormente, o garoto namora Victoire Weasley, filha de Fleur Delacour e Gui Weasley.

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

9
Carlinhos Weasley

Se você acha que já viu todos os filhos de Molly Weasley nas telonas, você está bem enganado (ou quase). Carlinhos Weasley é o filho esquecido pelos produtores responsáveis pela saga nos cinemas, aparecendo somente em uma foto da viagem da família ao Egito. O ruivo estuda dragões na Romênia e já foi citado várias vezes nos filmes, mas nunca deu as caras. Ele é o segundo irmão mais velho de Rony, e foi apanhador do time de Quadribol da Grifinória, assim como capitão. Sua aparência foi descrita detalhadamente no livro Harry Potter e o Cálice de Fogo, onde o personagem aparece na trama pela primeira vez: “Um homem corpulento, ruivo e com uma cara bem humorada, Carlinhos é sardento e queimado de sol por trabalhar ao ar livre; suas mãos são calejadas e cheias de bolhas e tem várias queimaduras como resultado do trabalho com dragões na Romênia.”


Foto: Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

Foto: Pinterest

10
Primeiro Ministro Britânico Trouxa

Sim, há uma conexão bem forte entre o mundo trouxa e o mundo bruxo, coisa que não é passada nem de forma sutil pelos filmes. O primeiro ministro trouxa aparece em Harry Potter e o Enigma do Príncipe, quando Cornélio Fudge - o primeiro ministro da magia - entra em contato para debater sobre os conflitos que o mundo bruxo passava com a volta e ascensão de Lord Voldemort.

J.K Rowling conta que quando um primeiro ministro é eleito, na noite de sua posse ele é colocado a par de toda a existência do mundo da magia, recebendo a ilustre visita do primeiro ministro bruxo. Os produtores dos filmes poderiam ter dado alguns minutos para que o público pudesse ver essa relação entre esses dois mundos, e seriam cenas interessantes e enriquecedoras à obra.

Foto: Fawkes Hogwarts

Você lembrava desses personagens esquecidos? Qual deles você mais sentiu falta ao assistir os filmes? Com certeza muitos deles fizeram falta para nós. Conte-nos o que achou!





Facebook




Comentários