Ao longo das últimas semanas, preparamos diversas listas com as principais nomeações da história do Oscar. Antecedendo a premiação deste ano, que acontece amanhã, aproveite para ficar por dentro de tudo o que foi comentado por aqui:

10 vencedores do Oscar de melhor ator


O prêmio de Melhor Ator Principal é entregue a cada ano ao intérprete que mais se destaca e realiza um maravilhoso trabalho na indústria do cinema. A estatueta foi entregue pela primeira vez em 1929 para o ator Emil Jannings, que recebeu o prêmio pela atuação em dois filmes daquele ano (A Última Ordem e Tentação da Carne). As indicações são feitas pelo ramo dos atores da Academia em um voto único transferível, enquanto os vencedores são escolhidos por pluralidade dos votos dentro de todos os membros votantes da banca avaliadora.

Apenas em 1937 que se firmou o sistema de indicações que o Oscar segue até hoje, tendo cinco favoritos pela estatueta e os mesmos sendo indicados apenas por um único filme. Antes disso, os atores poderiam ser indicados por mais de um filme, dependendo de quantas produções participou no ano anterior da cerimônia. O ator com mais vitórias na categoria é Daniel Day-Lewis, totalizando 3 estatuetas para sua prateleira nos filmes Meu Pé EsquerdoSangue Negro e Lincoln.

Clique aqui para saber mais sobre esta categoria.

10 vencedoras do Oscar de melhor atriz


Como uma forma de representatividade feminina no ramo do cinema, o prêmio de Melhor Atriz é dado pela Academia para a atriz que mais se destacou em uma produção cinematográfica, fazendo uma performance digna da estatueta, e ser considerada a melhor do ano. Atores e atrizes da banca do Oscar votam nas intérpretes que serão indicadas, deixando os votos para a vencedora por conta da banca técnica. A atriz que mais venceu nessa categoria foi Katherine Hepburn, totalizando 4 estatuetas para sua prateleira no decorrer de sua jornada de produções. Outras atrizes que estão abaixo de Katherine por vitórias, apenas receberam dois prêmios (incluindo Meryl Streep e Hilary Swank). A primeira e única atriz negra a ganhar um Oscar de Melhor Atriz foi Halle Berry, pelo seu trabalho em Monster’s Ball, de 2002.

A importância de um prêmio como este é dar visibilidade ao talento das mulheres no ramo do cinema, que sofrem preconceitos diversos pelo machismo de Hollywood. Muitos produtores não assinam contrato ao ver um roteiro onde uma mulher é a protagonista, pois para eles os filmes que visa o olhar feminino não é bem visto pela crítica e público -  as bilheterias com mulheres em papeis principais não rendem um bom lucro, mostrando que tanto dentro de produções como até no público que assiste o machismo é real. Uma completa falta de respeito e de coerência, já que as melhores atuações, que dão mais vida e expressões no cinema são sem dúvida das lindas atrizes.

Clique aqui para saber mais sobre esta categoria.

10 edições dignas de Oscar


Direção e roteiro não são nada sem uma boa edição. Se não houver um olhar para interpretar a intenção do diretor, a "magia" de toda a estrutura pode se desmanchar. Você provavelmente já assistiu a filmes com sequências em flashback (geralmente memórias do protagonista). Não necessariamente, aquelas cenas em questão foram filmadas antes do restante do filme. Por uma questão de logística, é melhor aproveitar que sua equipe filme todas as cenas em Marrocos, por exemplo, antes de ir para Los Angeles gravar o resto do filme. A montagem torna isso possível.

Ainda há a possibilidade do diretor do filme em questão ser Christopher Nolan: aí é uma certeza que nada será filmado na ordem cronológica. Em A Origem temos diferentes planos da história, e você volta a visitá-los frequentemente ao decorrer da narrativa. Outro bom exemplo é o filme Amnésia, onde vemos cenas de trás para a frente, intercaladas como tempo presente, e temos que descobrir como tudo aconteceu "editando mentalmente" o longa. É um bom treino para quem quer apreciar mais este tipo de arte.

Clique aqui para saber mais sobre esta categoria.

10 filmes que venceram o Oscar de melhor Fotografia


Dentro do cinema, a fotografia é o elemento que traduz o sentimento da narrativa, é a escolha que o diretor faz para que possamos entender melhor o universo da sua produção, assim como todas as sensações que ele deseja passar durante a história. Os elementos fotográficos que devem ser levados em conta em uma produção não são tão simples: eles vão muito além da mecanização e passam a ter um propósito, um significado.

São considerados os aspectos na fotografia: os planos (o ângulo e a posição da câmera perante seu objeto), os enquadramentos (como a imagem será cortada na tela, que depende muito do plano ambientado), a iluminação (natural, neon, difusa, etc.), os filtros (cores e tons da imagem, que interfere diretamente no sentimento que a cena quer passar), as lentes, e é claro, toda a criatividade e originalidade que contam muito para a composição desse quesito.

A categoria de melhor fotografia já existia desde a primeira edição do Oscar. Com a invenção dos longas em cores, no ano de 1940 a categoria foi dividida em duas: uma para filmes em preto e branco, e outra para filmes coloridos. Já em 1967, essas duas subcategorias foram fundidas novamente em uma só, que é a que conhecemos hoje. Joseph Ruttenberg e Leon Shamroy são os diretores de fotografia que foram consagrados com o maior número de estatuetas: 4 vitórias no século XX.

Clique aqui para saber mais sobre esta categoria.

10 atores e atrizes coadjuvantes que venceram o Oscar


Os prêmios de Melhor Ator Coadjuvante (ator secundário) e Melhor Atriz Coadjuvante (atriz secundária) são entregues para os intérpretes que mais obtiveram êxito em seus trabalhos no ano anterior ao de indicação. Teve seu início em 1937, na 9ª edição do Oscar e somente na 16° cerimônia os ganhadores receberam a emblemática estatueta do Oscar, já que antes os vencedores recebiam uma placa simbólica no lugar do prêmio.

Os indicados em ambas as categorias são definidos, atualmente, por um único voto transferível, no ramo dos atores da Academia. Porém, os vencedores são escolhidos pela maioria relativa de todos os membros da banca do Oscar. O ator Walter Brennan é recordista em vitórias na categoria de melhor ator coadjuvante, recebendo o prêmio 3 vezes. Já na categoria de atriz coadjuvante, temos um empate com Shelley Winters e Dianne Wiest, com duas vitórias cada uma.

Clique aqui para saber mais sobre esta categoria.

10 animações incríveis que venceram o Oscar


Sendo produzido tanto por computação gráfica quanto por fotos de uma imagem desenhada, Animação é o processo em que o fotograma de um filme é desenhada repetidamente, fazendo poucas mudanças ao mesmo modelo (como o stop motion por exemplo). Temos produções tanto em 2D (que foi o começo da animação e, consequentemente o mais antigo) como em computação gráfica (algo mais recente). A animação digital veio para aumentar o desenvolvimento e a velocidade do processo de criação, abolindo várias repetitivas tarefas mecânicas.

No Oscar, a categoria Melhor Filme de Animação começou em 2002, na 74ª Edição da academia, como uma forma de incentivo à produção de longas em animação. Já houveram vários vencedores desde então, porém o estúdio que mais colecionou oscars foi a famosa produtora de desenhos em animação digital Disney Pixar, totalizando 9 estatuetas somente na categoria. Três prêmios para longas de animação foram entregues como prêmios especiais mesmo sem categoria oficialmente. Estes são: Branca de Neve e os Sete Anões (1939), Uma Cilada para Roger Rabbit (1989) e Toy Story (1996).  

Clique aqui para saber mais sobre esta categoria.

10 filmes que ganharam o Oscar de melhor Figurino


Essa categoria nem sempre esteve presente na premiação. Ela surgiu apenas em 1949, na 21ª edição do Academy Awards, e até o ano de 1967, o prêmio era dividido em duas subcategorias: figurinos em filmes preto e branco, e figurinos em filmes coloridos. Depois disso, tornou-se o que conhecemos hoje.

Os estilistas, que geralmente trabalham para a indústria Hollywoodiana, recebem o briefing das produtoras, que podem variar desde filmes de época até de fantasia (sendo esses dois gêneros os que mais possuem destaque nessa categoria). Essa tendência da Academia em premiar filmes de gêneros similares tem fundamento: os trajes de produções de época se destacam por representarem de forma mais realista os personagens, e os de fantasia, por criarem algo totalmente exclusivo e inédito.  

Se você acha que a atriz Meryl Streep é a rainha das indicações, você está enganado. Edith Head foi uma das maiores estilistas de Hollywood, e levou nada menos que 8 estatuetas das 35 vezes que foi indicada ao longo da sua jornada profissional. Uma grande curiosidade é que a personagem Edna, da animação Os Incríveis, foi totalmente inspirada na figurinista. Edith, em uma de suas entrevistas, diz que figurino para o Oscar é bem diferente da moda em si.

Clique aqui para saber mais sobre esta categoria.

10 efeitos visuais dignos de Oscar


Um dos pioneiros nessa arte é Stan Winston, que ao longo de sua carreira - que, infelizmente, teve fim em 2008 - pôde atuar como diretor, supervisor de efeitos especiais e maquiagens. Em seu currículo, temos O Exterminador do FuturoA.I.: Inteligência ArtificialEdward Mãos de TesouraHomem de Ferro e, claro, a trilogia dos anos 1990/2000 Jurassic Park. Além disso, há outros 50 títulos hollywoodianos em sua lista, incluindo alguns títulos de terror (ao lado do renomado makeup artist Rick Baker).

Stan recriou o conceito de animatronics (estruturas robóticas - ou controladas por humanos - cujo trabalho é simplesmente te fazer pensar que são reais), tornando-se pioneiro no ramo, sendo visto até hoje como um exemplo a ser seguido. E seja com animatronics, animações, robôs ou cenas geradas totalmente por computador, a relação de Oscar e a história dos efeitos especiais é próspera - e torçamos para que dure ainda mais algumas décadas!

Clique aqui para saber mais sobre esta categoria.

10 filmes que venceram o Oscar de melhor Direção de Arte


A função de um diretor de arte é gerenciar a concepção artística de um produto audiovisual – administrando o figurino, maquiagem, cenários, objetos de cena e suas cores. Muitos filmes dão ênfase em sua direção de arte para chamar mais a atenção do espectador, fazendo-o se maravilhar com a beleza das cenas, muitas vezes usando referências de outros ramos da arte, predominantemente de pinturas e quadros renomados.

Os critérios de uma boa composição de arte para concorrer ao Oscar são: atenção máxima a qualquer detalhe das cenas, ótima colocação dos objetos baseado no enquadramento do diretor geral, perfeição dos figurinos escolhidos, uma boa colocação da paleta de cor (tanto da cenografia quanto da pós-produção), maquiagem muito bem feita - muitas vezes sendo o porta voz dos filmes com efeitos visuais - e, é claro, a iluminação em harmonia a todo o resto citado. 

Clique aqui para saber mais sobre esta categoria.

               




Facebook




Comentários