Recentemente o canal BBC liberou sua importante lista dos 100 melhores filmes do século 21, e para determinar quais seriam os maiores títulos inclusos neste Top 100, o canal pesquisou 62 críticos de cinema pelo mundo todo e recebeu respostas de 177 críticos, de todos os continentes, exceto da Antártida. Alguns são editores de jornais ou revistas, outros escrevem principalmente para sites; acadêmicos e curadores de cinema estão bem representados também.

Para melhores efeitos na recente pesquisa dos filmes do século 21, foi decidido que o ano 2000 deveria ser incluso, já que em 1999 celebramos a virada do milênio, e além disso, 2000 foi um marco mundial no cinema. Acreditamos que os novos clássicos nesta lista são destinados a se tornarem clássicos antigos, e para isso acontecer, ou não, só depende de vocês, cinéfilos. Mas uma coisa é certa: o cinema não está morrendo, e sim, evoluindo.

Confira abaixo nosso top 10 de recomendações e ao final a lista completa com todos os 100 filmes. Além disso, não esqueça de nos contar quantos da lista já viu!

4. Spirited Away (A Viagem de Chihiro)
Recomendado por: Mariana Santana



"A Viagem de Chihiro" foi lançado em 2001 e desde então vem conquistando fãs ao redor do mundo, e até hoje é considerado uma das animações de maior sucesso do Studio Ghibli. 

Desde pais transformados em porcos até espíritos assombrando povoados, o longa é recheado de elementos sobrenaturais que fazem o telespectador se transportar para dentro desse mundo peculiar que é mostrado através de Chihiro. Algo que torna o filme muito peculiar é a forma com que a trama toma caminhos totalmente inesperados e surpreendentes. Miyazaki escreveu o roteiro todo baseado em uma garotinha de 10 anos, o que explica alguns elementos infantis e até mesmo a escolha das cores na composição. Logo após sua estreia, a animação ganhou grande visibilidade e se tornou o longa mais bem sucedido da história cinematográfica do Japão, chegando até a ser vencedor do Oscar em 2003, na categoria de Melhor Animação. 

6. Eternal Sunshine of the Spotless Mind (Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças)
Recomendado por: Eduardo Victor Souza



Jim Carrey é Joel, um homem que descobre que sua amada Clementine (Kate Winslet) se submeteu a um tratamento experimental que retirou de sua memória todos os momentos vividos com ele. Para superá-la, ele também decide fazer o tratamento, porém, durante o procedimento, começa a encaixar Clementine em momentos de sua memória nos quais ela não participou. 

"Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças" é dirigido por Michel Gondry e foi lançado em 2004. Aberto a várias interpretações, a principal temática do filme é a memória em relação ao amor e ao passado das pessoas. Esta ficção científica aborda a falta da linearidade para construir sua narrativa, o que é um ponto positivo para o filme. Além disso, faz um suspense psicológico e mantém cenas de tensão durante todo o longa. Ótimo para refletir e abrir discussões.

11. Inside Llewyn Davis (Inside Llewyn Davis - Balada de Um Homem Comum)
Recomendado por: Allan Francisco



Um personagem marcante, músico da década de 1960, que, como muitos artistas ao redor do mundo, tenta ligar paixão ao que tanto ama: a música (folk, para ser mais específico). O melhor de tudo é que você acaba se pegando desprevinido, se importando com Llewyn Davis (Oscar Isaac), e no final você até chega a torcer para que ele realize o grande sonho. Responsáveis por outros filmes da lista, os irmãos Coen (Joel e Ethan) são as cabeças por trás dos sucessos "O Grande Lebowski", "Onde os Fracos Não Têm Vez" e "Bravura Indômita", filmes que marcaram a geração.

Se isso ainda não te convenceu (e se você é fã de Star Wars!), talvez uma cena bem específica pode te deixar bastante curioso: em determinado momento, Llewyn Davis (Oscar Isaac) é encarregado de gravar uma canção com Jim Berkey (Timberlake) e uma figura chamada Al Cody (interpretado por Adam Driver). Sim, “Kylo Ren” canta ao violão de “Poe Dameron” — e Justin Timberlake! — em uma das cenas mais divertidas para os fãs da saga de fantasia.

25. Memento (Amnésia)
Recomendado por: Raquel Segal



Dirigido por Christopher Nolan e lançado em 2000, "Amnésia" não desaponta no quesito boa história e plot twist. Um ladrão ataca um casal, terminando por matar a mulher e deixando o homem à beira da morte. Porém, este sobrevive e a partir de então passa a sofrer de uma doença que o impede de gravar na memória fatos recentes, o que faz com que ele esqueça por completo algo que acontece poucos instantes antes. A partir dai, ele parte em uma jornada pessoal a fim de descobrir o assassino de sua mulher para poder vingá-la.

O filme não é emocionante do começo ao fim, o que pode fazer muita gente desistir de assisti-lo, mas acreditem quando digo que a espera vale a pena. Sua história é contada de trás pra frente e apenas nos últimos minutos entendemos tudo o que está acontecendo. Vale a pena assistir especialmente pelo final surpreendente. 

29. Wall-E
Recomendado por: Raquel Segal



Um clássico da Disney•Pixar, "Wall-E" tem poucas falas e aposta em cenários e personagens incríveis. Após entulhar a Terra de lixo e poluir a atmosfera com gases tóxicos, a humanidade deixou o planeta e passou a viver em uma gigantesca nave. O plano era que o retiro durasse alguns poucos anos, com robôs sendo deixados para limpar o planeta. Wall-E é o último destes robôs, que se mantém em funcionamento graças ao auto-conserto de suas peças. 

Desde comédia a romance e drama, "Wall-E" é um filme extremamente inteligente e criativo, além de ter personagens completamente adoráveis e cativantes. Vale a pena assistir tanto pela história quanto pela bela animação.

33. The Dark Knight (Batman: O Cavaleiro das Trevas)
Recomendado por: Allan Francisco



Motivos para "O Cavaleiro das Trevas" estar na lista não faltam: ao lado da saga Star Wars, apresenta um dos vilões mais icônicos de todos os tempos; é um excelente filme, explicado e fácil de ser compreendido, tornando-se independente de seu sucessor (e de sua sequência); possui elenco de peso — sem que nenhum personagem se tornasse “mais importante” pelo fato de haver um “Gary Oldman” por trás do mesmo; direção fantástica daquele que simplesmente destacou-se pela trilogia; arrecadou mais de U$1 bilhão pelo mundo, e por aí vai.

Mas o que muitos geeks não esperavam era o acontecimento de algo inédito: "Dark Knight" deu uma nova cara aos filmes de super-herói, misturando em uma mesma sala de cinema aqueles que consideravam-se "fãs do Batman" e os tão respeitáveis "fãs da sétima arte". Assim, não havia mais uma adaptação de uma história em quadrinhos. O que foi mostrado na tela era considerado simplesmente como um (no mínimo) bom filme.

38. City of God (Cidade de Deus)
Recomendado por: Mariana Santana



Lançado em 2002, "Cidade de Deus" é um filme de grande importância para o cinema brasileiro. O filme retrata o crescimento do crime na favela Cidade de Deus e através de personagens realistas faz com que o telespectador tenha uma noção de como é viver em um dos lugares mais perigosos do Rio de Janeiro, e o que ocorreu até o local se tornar o que é hoje.

O mais interessante é a forma como as histórias e vidas dos personagens se cruzam ao decorrer do filme. A trama também nos deixa cara a cara com personagens muito marcantes, como Buscapé, um garoto que consegue se desvencilhar do mundo do crime. "Cidade de Deus" mudou a história do cinema brasileiro depois de ser indicado a quatro categorias no Oscar, incluindo a de Melhor Fotografia.

51. Inception (A Origem)
Recomendado por: Pedro Coutinho



"A Origem" foi um filme de grande sucesso, lançado em 2010, marcado principalmente pela produção de proposta inovadora no universo cinematográfico. O "espião de sonhos" Cobb (Leonardo DiCaprio) é parte integrante do sucesso do longa. O roteiro, muito bem trabalhado (com um certo teor de complexidade), é o ponto forte. A trilha sonora não é de se jogar fora, mas a fotografia não poderia ter sido melhor. Um filme que, mesmo com alguns anos desde seu lançamento, ainda vale a pena ser visto e revisto.

88. Spotlight (Spotlight: Segredos Revelados)
Recomendado por: Eduardo Victor Souza



Estrelado por Mark Ruffalo, Michael Keaton e Rachel McAdams, o filme teve várias indicações ao Oscar de 2016 e venceu nas categorias de Melhor Roteiro Original e Melhor Filme. Baseado na biografia homônima, trata-se de uma investigação feita por repórteres do jornal The Boston Globe sobre os casos de abuso sexual e pedofilia cometidos por membros da arquidiocese católica de Boston. Essa investigação foi primeiramente publicada no jornal, depois virou livro, e em 2015 se tornou um filme.

O drama biográfico, por ser bastante técnico, não se enquadra nos gêneros de lazer. Entretanto, é um tapa na cara da sociedade e também uma revelação estrondosa sobre um assunto tão polêmico, delicado e abafado, como a pedofilia. "Spotlight" conta com uma cenografia excepcional e muito real dos anos 2000, retratando de forma verídica como o jornal era na época. As atuações são impecáveis e as cenas transbordam tensão e sensibilidade.

95. Moonrise Kingdom
Recomendado por: Eduardo Victor Souza



Egocêntrico, exuberante e divertido são as palavras que definem a produção. Esse filme de 2012, escrito e dirigido por Wes Anderson, traz a junção de beleza e de técnicas cinematográficas como somente este diretor consegue fazer. De forma explicitamente autoral, os ângulos e tomadas do filme seguem uma linha diversificada e didática, o equilíbrio cenográfico é evidente em várias cenas e a paleta de cores, como em todo o universo Wes-Andersiano, segue um padrão criativo para cada filme, prevalecendo aqui os tons pastéis. 

A história é protagonizada por crianças, mais especificamente por um garoto, Sam Shakusky, que resolve fugir com sua amada, Suzy Bishop. Ao embarcarem em uma aventura, os dois acabam se encrencando. O longa foi gravado em Rhode Island, agregando belíssimas cenas de praia e natureza para o filme. "Moonrise Kingdom" foi indicado ao Oscar por melhor roteiro original.


Top 100 completo:

100. Toni Erdmann 
100. Requiem for a Dream (Réquiem para um Sonho)
100. Carlos (Carlos, o Chacal)
99. The Gleaners and I (Os catadores e eu)
98. Ten (Dez)
97. White Material (Minha Terra África)
96. Finding Nemo (Procurando Nemo)
95. Moonrise Kingdom 
94. Let the Right One In (Deixa Ela Entrar)
93. Ratatouille
92. The Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford (O assassinato de Jesse James pelo covarde Robert Ford)
91. The Secret in Their Eyes (O Segredo dos Seus Olhos)
90. The Pianist (O Pianista)
89. The Headless Woman (La mujer sin cabeza)
88. Spotlight (Spotlight: Segredos Revelados)
87. Amélie (O Fabuloso Destino de Amélie Poulain)
86. Far From Heaven (Longe do Paraíso)
85. A Prophet (O Profeta)
84. Her (Ela)
83. A.I. Artificial Intelligence (A.I. - Inteligência Artificial)
82. A Serious Man (Um Homem Sério)
81. Shame
80. The Return
79. Almost Famous (Quase famosos)
78. The Wolf of Wall Street (O Lobo de Wall Street)
77. The Diving Bell and the Butterfly (O Escafandro e a Borboleta)
76. Dogville
75. Inherent Vice (Vício Inerente)
74. Spring Breakers (Spring Breakers: Garotas Perigosas)
73. Before Sunset (Antes do Pôr do Sol)
72. Only Lovers Left Alive (Amantes Eternos)
71. Tabu 
70. Stories We Tell (Histórias que Contamos)
69. Carol
68. The Royal Tenenbaums (Os Excêntricos Tenenbaums)
67. The Hurt Locker (Guerra ao Terror)
66. Spring, Summer, Fall, Winter…and Spring (Primavera, Verão, Outono, Inverno... e Primavera)
65. Fish Tank (Aquário)
64. The Great Beauty (A Grande Beleza)
63. The Turin Horse (O Cavalo de Turin)
62. Inglourious Basterds (Bastardos Inglórios)
61. Under the Skin (Sob A Pele)
60. Syndromes and a Century (Síndromes e um Século)
59. A History of Violence (Marcas da Violência)
58. Moolaadé 
57. Zero Dark Thirty (A Hora Mais Escura)
56. Werckmeister Harmonies (A Harmonia Werckmeister)
55. Ida
54. Once Upon a Time in Anatolia (Era uma Vez na Anatólia)
53. Moulin Rouge! (Moulin Rouge!: Amor em Vermelho)
52. Tropical Malady (Mal dos Trópicos)
51. Inception (A Origem)
50. The Assassin (A Assassina)
49. Goodbye to Language (Adeus à Linguagem)
48. Brooklyn
47. Leviathan (Leviatã)
46. Certified Copy (Cópia Fiel)
45. Blue Is the Warmest Color (Azul É a Cor Mais Quente)
44. 12 Years a Slave (12 Anos de Escravidão)
43. Melancholia (Melancolia)
42. Amour
41. Inside Out (Divertida Mente)
40. Brokeback Mountain (O Segredo de Brokeback Mountain)
39. The New World (O Novo Mundo)
38. City of God (Cidade de Deus)
37. Uncle Boonmee Who Can Recall His Past Lives (Tio Boonmee, Que Pode Recordar Suas Vidas Passadas)
36. Timbuktu
35. Crouching Tiger, Hidden Dragon (O Tigre e o Dragão)
34. Son of Saul (O filho de Saul)
33. The Dark Knight (Batman: O Cavaleiro das Trevas)
32. The Lives of Others (A Vida dos Outros)
31. Margaret
30. Oldboy (versão de 2003)
29. WALL-E 
28. Talk to Her (Fale com Ela)
27. The Social Network (A Rede Social)
26. 25th Hour (A Última Noite)
25. ​Memento (Amnésia)
24. The Master (O Mestre)
23. Caché
22. Lost in Translation (Encontros e Desencontros)
21. The Grand Budapest Hotel (O Grande Hotel Budapeste)
20. Synecdoche, New York
19. Mad Max: Fury Road (Mad Max: Estrada da Fúria)
18. The White Ribbon (A Fita Branca)
17. Pan's Labyrinth (O Labirinto do Fauno)
16. Holy Motors 
15. 4 Months, 3 Weeks and 2 Days (4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias)
14. The Act of Killing (O Ato de Matar)
13. Children of Men (Filhos da Esperança)
12. Zodiac (Zodíaco)
11. Inside Llewyn Davis (Inside Llewyn Davis - Balada de Um Homem Comum)
10. No Country for Old Men (Onde os Fracos Não Têm Vez)
9. A Separation (A Separação)
8. Yi Yi: A One and a Two (Yi Yi)
7. The Tree of Life (A Árvore da Vida)
6. Eternal Sunshine of the Spotless Mind (Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças)
5. Boyhood (Boyhood: Da Infância à Juventude)
4. Spirited Away (A Viagem de Chihiro)
3. There Will Be Blood (Sangue negro)
2. In the Mood for Love (Amor À Flor Da Pele)
1. Mulholland Drive (Cidade dos Sonhos)

Fonte: BBC




Facebook




Comentários