"Dois Irmãos" foi originalmente lançado como um romance no ano 2000 por Milton Hatoum, e em 2015 os irmãos e quadrinistas, Fábio Moon e Gabriel Bá, resolveram lançar uma história em quadrinhos adaptada desse clássico moderno, lançada pela editora Quadrinhos Na Cia.

Moon e Bá são dois irmãos gêmeos de São Paulo, famosos mundialmente por seus quadrinhos como "Mesa de Bar", "Daytripper" e "How To Talk To Girls At Parties" (adaptado de um conto do escritor Neil Gaiman), e também por serem os primeiros brasileiros a ganharem o Prêmio Eisner, o Oscar dos quadrinhos. "Dois Irmãos" foi publicada também na França e recentemente lançada nos Estados Unidos, levando mais ainda a historia e o nome desses brasileiros mundo afora.

A obra (que demorou quatro anos para ser feita) é um épico familiar sobre uma família tradicional, ambientada numa Manaus repleta de luz e sombras. Filhos de imigrantes e comerciantes libaneses, Yaqub e Omar são irmãos gêmeos que passaram a vida inteira vivendo em divergências. A história gira em torno deles dois, suas brigas, angústias e decisões: Yaqub, o filho prodígio e sempre apoiado pelo pai, cresceu muito dedicado aos estudos, viajou pra fora e se formou; já Omar, o protegido e mimado pela mãe, viveu na boemia da cidade, sempre bebendo muito e causando problemas.


Separados pelo destino, Yaqub foi forçado a passar uma adolescência difícil no Líbano, enquanto o irmão era criado como um filho único com todas as mordomias possíveis durante sua fase de maturidade. Após se reencontrarem no futuro, cicatrizes do passado são reabertas e todo o ódio guardado é libertado; “De agora em diante, tudo vai melhorar. Tudo melhora depois de uma guerra”, disse o pai dos meninos. Não sabia ele que uma nova estava pronta para começar.

A HQ, além de destacar muito bem a diferença e a violência entre os dois, foca também na relação deles com os seus pais e outros viventes da casa, que são personagens essenciais para a trama. Dialogam também com a história os desenhos, com traços bem vivos e todos em preto e branco, causando um tom de seriedade e tensão, mas também sendo leves e elegantes quando necessários, sempre focando em dois polos diferentes.


É importante também perceber o contexto do Brasil no momento em que a história é contada. Manaus ainda é uma cidade nova e recém-explorada; a trama começa nos anos 40, um pouco antes da Segunda Guerra Mundial, e uma onda de crescimento e urbanização está chegando em toda a região Norte do país. São nítidas todas as mudanças acontecendo nas cidades e nas pessoas da época em tão pouco espaço de tempo.

"Dois Irmãos" é mais do que uma história clichê sobre família. É sobre ódio, injustiça, vingança e acima de tudo, perdão. Provando que como nós não a escolhemos, temos que ao menos aprender a conviver com ela. 

Onde comprar esta HQ?
Compre através dos links abaixo e nos ajude a manter o blog no ar





Facebook




Comentários