O que há de melhor na vida? Bem, se você é um bárbaro, a única resposta correta a essa pergunta é "Esmagar os seus inimigos!". Se você gosta de um jogo de estratégia, com quebra-cabeças e ótimos diálogos de humor negro, talvez "Crush Your Enemies" seja a opção certa para passar o tempo.

O jogo é apresentado com uma boa quantidade de níveis, cada um com três objetivos que podem ser concluídos (embora não necessariamente na mesma tentativa) para ganhar "respeito", em forma de cabeças decepadas. Conforme o jogo avança, os níveis se tornam mais desafiadores e introduzem novas unidades de combate e mecânica, mas para serem liberados exigem quantidades maiores de respeito, forçando o jogador a voltar e repetir níveis que não tiveram seus três objetivos concluídos. Os múltiplos objetivos para cada nível são um deleite para as pessoas mais competitivas, enquanto também ajudam a estender o tempo de duração do jogo.


Uma das melhores coisas em "Crush Your Enemies" é a maneira como ele combina o gênero de quebra-cabeças com o de estratégia. Cada nível começa em uma situação padrão com vários terrenos, construções, unidades de partida, e faz o mesmo para o inimigo. Com ambos os combates espelhados e níveis assimétricos, o jogo faz um trabalho maravilhoso de forçá-lo a se aproximar do inimigo cada vez de uma forma diferente. Por exemplo, depois de um nível montado cuidadosamente para defender uma posição e acumular mais tropas, de repente você pode encontrar uma fase sem quaisquer estruturas de recrutamento, onde irá determinar a forma mais eficiente de completá-la com o que lhe foi dado.

Além disso, em níveis posteriores, somos apresentados a uma nova forma de jogabilidade não tão simples quanto a original: o gerenciamento de recursos. Após os primeiros níveis com esta nova mecânica, o jogo volta para o estilo original como se nada tivesse acontecido; e ao longo das próximas fases, ela reaparece e desaparece de forma aleatória, rompendo o fluxo padrão do jogo. É meio estranho, parece até que os desenvolvedores não queriam apenas um gênero de jogo e decidiram implementar o "gerenciamento" de forma integrada.


O single player oferece inúmeras horas de caos estratégico, mas se esmagar seus inimigos se tornar entediante, dê uma pause e vá esmagar seus amigos no modo multiplayer, já que está incluso no jogo a opção de "plataforma cruzada" entre o PC e os dispositivos móveis.

Com tudo isto dito, "Crush Your Enemies" acaba sendo uma grande combinação de design simpático, boa jogabilidade e simplicidade. O jogo é bastante curto, em média 6-8 horas, porém, buscando completar todos os objetivos de cada fase, talvez chegue a 10 horas. Pelos combates serem bem rápidos e irem "direto ao ponto", dá pra se viciar facilmente. Disponível na Steam por R$19,99, e de graça na Google Play e Apple Store.





Facebook




Comentários