O Brasil é o primeiro país da América Latina a receber ‘O Mundo de Tim Burton’, exposição cuja qual foi recebida de braços abertos por milhares de fãs do diretor e desenhista norte-americano.

Um aviso: se você for fã de longa data de Tim Burton, assim como eu, sugiro que vá com o coração e a mente preparados. A exposição deixa o visitante o mais próximo possível de Burton, mostrando o processo criativo desde sua infância até seus trabalhos mais atuais.

Com mais de 500 itens expostos, entre eles esculturas, desenhos e fotografias, fica claro o quanto a mente de Tim Burton sempre foi algo extraordinário. Com uma facilidade incrível de criação, ele nos presenteia com obras incríveis.

O que mais impressionou foi a parte da exposição direcionada apenas para os guardanapos que Tim Burton usou para expressar sua criatividade. A figura de um homenzinho vestido de preto, com o cabelo bagunçado, portando uma caneta nanquim e desenhando distraidamente em um guardanapo de um restaurante em Paris ou Las Vegas é quase impossível de não vir em mente. Isso também nos mostra como as ideias de Burton surgiram nos lugares mais inusitados.

A exposição mostra o processo criativo de Tim até chegar em personagens como o querido Edward Mãos de Tesoura. Ao olhar os rascunhos direcionados ao personagem podemos notar a evolução e o quanto ele era diferente do Edward que conhecemos hoje. Também estão expostos rascunhos dos longas O Incrível Mundo de Jack, A Fantástica Fábrica de Chocolate e muitos outros.

A parte direcionada ao curta Vincent foi sem dúvidas a que me fez sentir mais próxima de Burton. Rascunhos de cenas do curta estão expostas ao lado de uma TV que reproduz Vincent para quem quiser assistir, dando facilmente para ligar a cena assistida ao rascunho exposto ao lado.

Tim Burton é um exemplo de desenhista e criador de obras magnificas, todas elas com um toque obscuro, típico do diretor. É impossível você sair de lá sem ter vontade de rabiscar um desenho em um pedaço de papel.

Vale a pena ressaltar o fato de que fotografar é extremante proibido dentro do local de exposição por conta dos direitos autorais direcionados aos desenhos do artista. Mais um motivo para você visitar e ver com os próprios olhos todos os desenhos e fotografias incríveis.  
   

Esses são os únicos locais onde fotografar é permitido. 
   
"O Mundo de Tim Burton" ficará exposto no MIS – Museu Da Imagem e do Som até o dia 15 de maio. Para mais informações acesse o site: www.mis-sp.org.br. E você, já visitou a exposição? Deixe aqui nos comentários o que você achou e marque @infogeekcorp na foto que você postou no Instagram!





Facebook




Comentários