Para alegria de todos, a Nintendo finalmente resolveu entrar no ramo dos smartphones e lançar seu primeiro jogo em aparelhos portáteis. Chamado de "Miitomo", referência aos personagens da Nintendo chamados Mii, o jogo foi lançado hoje em muitos países além do Japão, onde já havia chegado a alguns meses atrás. É basicamente uma rede social de bonequinhos, onde você cria o seu próprio e interage com os de seus amigos. Além dessa interação, também existem pequenos joguinhos bobos e simples para se ganhar moedas que podem ser trocadas futuramente por acessórios para o seu personagem.  

A ideia básica do "Miitomo" é fazer você falar coisas sobre seus gostos e personalidade, enquanto ele o ajudará a compartilhar essas informações com as pessoas da sua vida. Logo, sim, é aquele jogo que só dá pra jogar com amigos. Porém, apesar dessa limitação, o jogo é verdadeiramente incrível.


A Nintendo pensou na experiência do jogador de uma forma bem completa. O seu bonequinho te faz várias perguntas durante o jogo que são armazenadas e alteram seu relacionamento tanto com ele, quanto com seus amigos que também podem ver suas respostas, e quando você comenta com o seu personagem sobre a resposta de algum amigo, o Mii reage a aquilo de uma forma adequada a situação. Você responde ao longo do jogo perguntas aleatórias feitas pelo seu Mii ou pelos seus amigos. Todas as respostas ficam visíveis para todos os seus amigos adicionados.

A graça do jogo é basicamente responder perguntas aleatórias e perguntar coisas pros seus amigos. E acredite, mesmo que você seja uma pessoa tímida, que não gosta de falar muito sobre você mesma, o seu Mii te deixará confortável para responder tudo. Essa é simplesmente a base da incrível experiência do "Miitomo".


Porém, como toda coisa boa vem com coisas ruins, o jogo da Nintendo não ficaria de fora disso. Então vamos aos problemas do "Miitomo"... Ele consome a bateria muito rapidamente já que pra jogar você precisa estar com a tela ativa. Cada mudança de tela o jogo carrega  até trava as vezes, o que talvez te faça perder a paciência facilmente. Você só pode adicionar amigos do seu Facebook ou Twitter. Não há ainda a opção de adicionar por username ou email. O Mii tem uma voz robótica demais, o que torna sua relação com ele um pouco fria. Porém são problemas que futuramente podem ser ajustados.

Um bônus aos donos de algum console da Nintendo, se você já teve um saiba que pode importar seus Miis criados nos consoles para o "Miitomo", algo sinceramente legal para quem tinha a mania, assim como eu, de criar Mii pra todos os amigos e parentes.


O jogo é bem divertido e interativo, embora ainda tenha algumas pequenas falhas. É uma rede social adorável que tem muita chance de crescer, só basta saber como a Nintendo irá fazer isso, e em quanto tempo pretendem transformar o jogo em algo maior e melhor. "Miitomo" ainda não está disponível nas lojas brasileiras, porém se você tiver uma conta americana na App Store ou na Google Play, vá em frente e baixe logo!





Facebook




Comentários