Há exatos dez anos, um dos destaques do demo Beneath the Boardwalk, "I Bet You Look Good on the Dancefloor" é lançado como single no Reino Unido. O incrível foi conseguir o impossível, ao fazer com que a música soasse tão pura e única, em um período em que as bandas de rock vendiam 'mais que água'. The Strokes, The White Stripes, Franz Ferdinand e Bloc Party eram os grandes nomes na época de seu lançamento, mas "Dancefloor" conseguiu abrir instantaneamente um enorme 'abismo criativo' entre seus criadores e todos os outros grupos. O público no geral concordou, tanto que fizeram com que a mesma atingisse o topo de vendas de singles ingleses - feito que nenhuma das mencionadas acima realmente conseguiu, apesar de possuírem montanhas de dinheiro vindo da gravadora e o fato de a imprensa estar sempre ao seu lado.


Acaba sendo uma das composições mais simples de Alex Turner, tomando forma no ensaio de meados de 2004, dependendo (ironicamente) de uma série de acordes influenciados diretamente do pop-punk americano. 

A bateria de Matt Helder torna-se a base fundamental para o trabalho de Alex com seu solo de guitarra, o qual ele repete, para o caso de você não ter pego a ideia ainda. A letra é um dos seus melhores feitos até hoje e, no geral, a canção é a definição perfeita do que é ser um 'jovem inglês entediado e irritado nos dias atuais'.


Abaixo, alguns fatos sobre a música:

  • O vídeo foi filmado no estilo popularizado pelo programa The Old Grey Whistle Test, com três câmeras antigas adquiridas pela banda, sendo dirigido por Huse Monfaradi.
  • "Dancing to electropop like a robot from 1984" refere-se a Jon McClure, companheiro do quarteto, que tinha uma banda denominada "1984". Tanto Turner quanto Helders tocaram em seu antigo grupo, "Jordan Suki".
  • Apesar de distanciar-se do Arctic Monkeys atual, Alex declarou em uma entrevista em 2011 que ele "não pode imaginar" não tocá-la ao vivo.
  • Foram três tentativas até conseguir gravar a música do jeito certo. A primeira foi produzida por Alan Smyth, a segunda (gravada a "300 milhas por hora") por James Ford e Rich Costley, e a final, por Jim Abiss.
  • Outras entradas no "UK Singles Chart" na semana em que "Dancefloor" chegou ao topo (em outubro de 2005) incluem 'Their Way" de Peter Doherty, e a terceira posição ficou com "I Wanna Hold You" de McFly.
  • A banda tocou-a em sua apresentação na abertura das olimpíadas de 2012, fazendo com que a mesma voltasse a lista dos "singles charts" britânico.

Fonte: NME




Facebook




Comentários