“With bony hands I hold my partner
On soulless feet we cross the floor
The music stops as if to answer
An empty knocking at the door

It seems his skin was sweet as mango
When last I held him to my breast
But now we dance this grim fandango
And will four years before we rest”

No meio de tantas conquistas possíveis escondidas pelo jogo, uma delas foi esse poema acima, que explica um pouco o título "Grim Fandango". Agora, imagine um jogo lindo, com uma ótima trilha sonora, mas que é completamente confuso... É incrivelmente fácil se perder em "Grim Fandango Remastered". E eu não falo isso porque sou uma pessoa lenta em jogos de puzzles, mas a dificuldade é tão grande, que quando você termina uma parte, já nem lembra mais o que tinha que fazer. 

Com tantos lugares para explorar, personagens para conversar - o diálogo é muito importante nesse jogo, então nem pense em não lê-los com paciência - e mais de 40 conquistas escondidas, acredite, é extremamente fácil se perder. Então não se sinta mal se tiver que procurar pelo Google dicas de como sair de alguma parte que você tenha empacado.


"Grim Fandango" é um jogo de computador do gênero aventura feito pela LucasArts (Star Wars) em 1998. A temática do jogo é derivada do Día de los Muertos (Dia dos Mortos), uma data comemorativa mexicana tradicionalmente celebrada com festas para as pessoas que já partiram desse mundo. A história é centrada no protagonista Manny Calavera, um negociador que pega almas e as vende pro "além", - quanto mais boas ações a pessoa tiver feito em vida, mais alto custará sua alma - em sua jornada para desvendar uma teia de corrupção no Mundo dos Mortos.

A jogabilidade é o clássico aponte e clique para andar, falar e mexer nas coisas, como também a pessoa pode controlar tudo isso pelo teclado. Diferentemente dos jogos 2D mais antigos da LucasArts, em que o jogador interagia com objetos quando colocava sobre eles o cursor do mouse, o personagem daqui move sua cabeça em direção a um objeto ou pessoa de interesse enquanto está andando.


Como você pode ver pelos gifs, a qualidade dos gráficos não é excelente, característica padrão dos jogos da década de 90. Entretanto, ele foi remasterizado pela Double Fine, ganhando mais melhorias gráficas e sonoras. Mesmo assim ainda encontramos falhas pelo jogo, como, por exemplo, quando você clica para andar e o personagem simplesmente não se mexe, demorando alguns longos segundos para finalmente se movimentar. Além desse problema, existem outros pequenos bugs ao longo de todo o jogo, mas, felizmente, isso não atrapalha a experiência do jogador.

"Grim Fandango Remastered", por incrível que pareça, também tem dublagem em português. E que dublagem... Mesmo hoje em dia com tantas centenas de jogos lançados, são poucos os que conseguem fazer um trabalho tão bem feito na dublagem brasileira quanto "Grim Fandango" fez. 


Apesar de ser um jogo que você provavelmente vai procurar várias vezes na internet dicas de como passar para a etapa seguinte, "Grim Fandango Remastered" tem ótimos personagens, um roteiro incrivelmente perturbador e inteligente, além de uma trilha sonora maravilhosa. Com incríveis 11 horas de duração (de acordo com o site How Long to Beat), o jogo está na Steam por R$27,99; ou R$36,99 caso você queira levar a trilha sonora como "brinde".





Facebook




Comentários