"Tudo Já Foi Dito" (R$25, 68 págs., editora independente) é um álbum bolado e roteirizado por Pedro Hutsch Balboni, que conta a história de um mestre e seu discípulo. O que começou como um sonho no final do ano passado, e que depois se tornaria um projeto de um site de crowdfunding, "Tudo" foi inserido no universo criado por Pedro, o Joãos e Joanas, que atualmente conta com uma série de tirinhas humorísticas.


O livro, contudo, possúi um diferencial: são 18 artistas, ilustrando as 36 páginas. O incrível é que foi tudo muito bem organizado. São feelings diferentes, ambientes diferentes e muitas vezes, um só artista faz uma coluna de quadrinhos com cenários diferentes, em uma sequência. Portanto, são 2 páginas para cada um poder se expressar livremente e, pelo visto, foi mais do que suficiente.

A arte no geral vai de minimalista e exotérico à realista, sempre bastante filosófico. Em várias situações, há pouco o que ler - o suficiente para compreender a narrativa - mas o que deve ser aproveitado de verdade são as obras de cada quadrinho. Temática retrata a vida, os sentimentos, alguns questionamentos e respostas. E se por acaso você pensa que tudo foi dito, é porque ainda não leu.


Como conta o autor, a ideia surgiu em uma aula do curso de quadrinhos:

“Uma turma do curso sugeriu que eu escrevesse um roteiro curto para eles, de 6 páginas, e cada um desenharia uma delas.”

No fim da edição você pode conferir um pouco mais sobre os artistas, o autor, e todo o processo de criação, com as respectivas inspirações e algumas técnicas utilizadas. Atualmente, a venda é feita em algumas lojas por São Paulo, como a Comix e a Gibiteria, e quem mora fora do estado pode conseguí-lo através do Ugra Press.

De quebra, o esquema do site "João e Joanas" é bem receptivo, com diversas tirinhas. Clique aqui para conferir!





Facebook




Comentários