Nas últimas semanas surgiu na internet o trailer de Goodnight Mommy, um suspense/terror psicológico austríaco que vinha sendo muito bem criticado pelas pessoas. Como falaram que provavelmente o filme nunca chegaria aos cinemas brasileiros, resolvi procurá-lo para baixar em algum site e achei. Nunca fiquei tão confusa a ponto de procurar explicação no Google por causa de um filme de terror... até ver Goodnight Mommy.

Vocês devem estar se perguntando "Então o filme é bom?", e a minha resposta é apenas: não sei. Digamos que o trailer vende uma coisa que o filme não é. A história acompanha os irmãos gêmeos Lukas e Elias (os atores possuem os mesmos nomes e são irmãos de verdade), que vivem tranquilamente em uma casa bem afastada da cidade com sua mãe. Um dia eles chegam em casa e sua mãe está com o rosto todo enfaixado, pois acabou de passar por uma cirurgia plástica. Logo que os irmãos encaram ela e percebem seu novo comportamento estranho, eles começam a estranhar a mãe, achando que na verdade é outra pessoa.


Depois de ler muita crítica, achei que o filme fosse ser incrivelmente perturbador e impressionante, pois falam muito bem do final dele, porém, não me surpreendi com absolutamente nada. O filme é bastante silencioso, com quase nenhum diálogo, o que não é um problema, embora deixe tudo um pouco chato no início; e também, muitas cenas que ficaram sem nexo no meio, não foram explicadas no final, deixando uma interpretação confusa de cada uma.



Por exemplo, na cena em que a mãe está deitada na cama e começa a comer baratas. Como também a cena em que ela vai para a floresta, fica nua e sua cabeça começa a rodar. Ou quando eles jogam aquela brincadeira do papel na testa e a mãe não se lembra quem ela é (estava escrito "mãe" no papel dela e as características que os falam é sobre ela). São essas cenas e muitas outras que não foram explicadas nem no final do filme, o que nos faz acreditar que talvez elas apenas existiram para nos confundir.

Devo admitir que a ambientação é sinceramente incrível. O filme não possui muita trilha sonora, nem efeitos de susto (música alta em momentos tensos, efeitos sonoros mais altos, etc), famosos em qualquer grande filme de terror. Isso tudo deixa um clima bem mais perturbador e agoniante, tornando tudo meio incomodo, porém, imagino que era exatamente isso que queriam passar com as cenas. O filme se passa quase que inteiramente numa casa enorme e bonita, mas graças a todos esses efeitos de ambientação falados anteriormente, essa simples casa se tornou um lugar completamente mais assustador do que o normal. Além disso, as cenas de violência doméstica também salvam bastante o filme.

"Mas então, o que faz ele ser mais ou menos?" O filme é previsível. Uma parte de seu "plot twist" realmente funciona e te faz mudar de foco na história, porém, a parte final que deveria ser a maior surpresa do filme todo não me encantou, pois eu já imaginava ela desde a metade do filme. Até agora ainda não sei se entendi 100% do filme já que todas as explicações que achei são diferentes e nenhuma tão incrível como achei que fosse ser.


Goodnight Mommy tem um roteiro fraco e previsível, mas uma produção bem feita e impressionante que consegue te deixar nervoso do início ao fim. É bem curtinho, então vale a pena ver rapidinho pra passar o tempo. Se vocês viram o filme, contem aqui pra gente o que acharam! Só não contem o final para não estragar a "surpresa".

Caso queiram ver o trailer:







Facebook




Comentários