Para quem não conhece, "Don't Starve" é um jogo de sobrevivência numa floresta completamente estranha e lotada de monstros esquisitos. O objetivo principal do jogo é literalmente o que seu nome diz "Não morra de fome.". Além de procurar alimentos e outras coisas para criar armas, proteção e roupa, você precisa sempre estar atento as suas necessidades principais: fome, sanidade e saúde. Se alguma dessas necessidades estiverem muito baixas o jogo começa a "brincar" com você, como, por exemplo, se a sua sanidade estiver muito baixa você começa a ouvir vozes e a cor do ambiente fica meio amarelada. Além disso o jogo te permite escolher qual personagem você quer ser e cada um possui uma habilidade estranha específica. O meu favorito, por exemplo, se transforma num castor gigante à noite. Sim, vocês leram certo. Um castor gigante.

O jogo é indie com uma pitada de terror. Os monstros são terrivelmente assustadores e de noite aparecem mais. As sombras, por exemplo, são monstros que só aparecem à noite, e caso você não tenha uma boa fogueira... bem, prepare-se pra morrer.


Recentemente lançaram a versão multiplayer do jogo, ainda em versão de teste, como uma expansão pro original, o "Don't Starve Together", onde você faz basicamente todas as coisas do original só que com amiguinhos, yay! Dá pra montar um mundo e chamar estranhos ou amigos para participar, ou entrar em algum mundo já criado. Tem chat, onde dá pra conversar com todo mundo do jogo, e também agora as pessoas podem se ajudar, dando objetos ou alimentos uma para as outras. Apesar de todas essas coisas boas, a versão multiplayer ainda está em BETA e possui muitas falhas, como também tem menos monstros e menos ecossistemas diferenciados, porém, sempre lançam uma atualização com cada vez mais coisas e melhorias. 

Tanto "Don't Starve" quanto "Don't Starve Together" são jogos lindos, com trilhas sonoras incríveis e muitas horas de diversão. Vale a pena todo o tempo gasto mantendo seu personagem vivo, assim como as vezes que você morre e precisa superar a "perda". Não é igual ao "Minecraft", como muitos acham, o objetivo final do jogo é bem mais profundo, triste e complexo.

A minha versão multiplayer veio gratuita como uma expansão, mas agora as versões são vendidas separadamente e está custando mais ou menos R$28,00 cada uma na Steam, mas o jogo existe para diversos consoles, inclusive foi pro iPad recentemente, então o preço varia. Se depois disso tudo vocês resolverem comprar o jogo e se aventurarem em "Don't Starve", voltem aqui para dizer o que acharam e, obviamente, quantos dias conseguiram sobreviver. Bom jogo e não morram de fome!

Pra quem quiser, o trailer do jogo abaixo:







Facebook




Comentários