Tomorrowland está repleto de referências a outros filmes, tanto o que seriam brincadeiras com filmes do diretor Brad Bird, quanto conexões a outros lançamentos dos estúdios Disney. Reuni aqui oito delas e caso você tenha avistado mais alguma, deixe registrado nos comentários abaixo!


O longa futurista foi lançado há mais de dois meses, então caso você tenha visto (ou só queira saber dos easter eggs mesmo assim), trate de ler a lista ciente de que há diversos SPOILERS!


O grandioso edifício em Tomorrowland é baseado no castelo da Cinderela. Podemos ver o quão clara é a referência, pelo fato de terem trocado-os logo nos créditos iniciais do longa.


Frank Walker vai à famosa feira de 1964, quando jovem, e a Disney toma conta de quase todo o evento. Isso porque a feira foi importantíssima para a empresa, então podemos avistar dzenas de easter eggs como fantasias do Lobo de Os Três Porquinhos e do Coelho de Alice no País das Maravilhas. Supostamente os dois personagens são metafóricos, com o Coelho representando Athena, que leva Frank à misteriosa “toca”, e o Lobo seria Nix, com suas reais intenções sendo descobertas ao final do filme. Há ainda mais uma referência ao parque de Walt: ao sair do ônibus, podemos ouvir a canção “There's a Great Big Beautiful Tomorrow”. A melodia (pode ser escutada ao clicar aqui) era tocada na atração Carousel of Progress.


Quando o policial coloca os pertences de Casey sobre o balcão, podemos ver um pacote da goma de mascar Beeman. O doce é utilizado para salvar a vida do protagonista de The Rocketeer, um antigo filme futurista dos estúdios Disney. Até mesmo o ângulo de câmera é similar em ambos os takes.


A loja Blast From The Past está repleta de referências a diversos gêneros de filmes. Uma das referências mais evidentes é a enorme quantidade de produtos das trilogias Star Wars. Há barulhos de um wookie durante a luta, figuras de TIE-Fighters pendurados no teto, um comicbook da série distribuído pela Marvel, uma lightsaber sob o balcão, uma placa em tamanho real de Han Solo congelado em carbonito e até mesmo um R2-D2. Também podemos ver um boneco do Sr. Incrível (Os Incríveis), uma versão heróica do Comic Book Guy (Os Simpsons), a HQ The Black Hole (produzida pela Disney em 1979), um boneco do Zurg (Toy Story), o robô B9 de Perdidos no Espaço e uma figura do Gigante de Ferro (do filme homônimo).


Os planos iniciais para “Tomorrowland” teriam surgido a partir de uma reunião do grupo Plus Ultra, composto por ninguém menos do que os geniais Thomas Edison, Nikola Tesla, Júlio Verne e Gustave Eiffel. Durante a cena na base de lançamentos na Torre Eiffel, vemos o que parece ser uma representação em bonecos de cera do quarteto, comemorando o que depois se tornaria uma cidade futurista.


As vestimentas de Athena são praticamente uma cópia das usadas por Wendy em Peter Pan. O laço e o vestido azul só são uma base para o que teria um significado ainda mais profundo: a assim chamada “Athena” teria o nome por ser conhecida como a deusa da sabedoria e da coragem, segundo a mitologia grega. Nada mais justo para definí-la.


Tomorrowland não é um filme da Marvel, mas a Disney ainda deu um jeito de inserir uma pequena cena pós-créditos: a câmera se aproxima do famoso button e podemos ver uma mão pegá-lo. Alguns dizem que haverá um segundo filme, como negado pelo diretor Brad Bird, mas não há nada declarado em relação à expansão do universo iniciado aqui. O final surpreende, porém pode tranquilamente ser um ótimo final para esse ótimo filme.





Facebook




Comentários