Em 27 de novembro de 1942 na cidade de Seattle, em Washington nos EUA, nasce Jimi Hendrix. O nome dado pela mãe, com a qual viveu por pouquíssimo tempo, foi Johnny Allen Hendrix. Algum tempo após o nascimento do garoto, Lucille Hendrix decidiu entregá-lo a familiares e “viver a vida”. Seu pai, Al Hendrix, foi à guerra em 1942. Ele retorna três anos depois e vai à casa de sua irmã buscar o jovem Hendrix. Como primeiras e principais providências, o pai aluga um quarto para os dois e registra o garoto como James Marshall Hendrix. Então Lucille volta, fica por dois anos, tem outro filho e em seguida parte novamente. Dez anos depois um telegrama anuncia a sua morte por tuberculose.

Desde pequeno James não tinha jeito para os estudos, mas mesmo assim escrevia poemas retratando a natureza e fantasia. Tocava gaita desde os 4 anos e ao completar 12 ganha uma guitarra elétrica de seu pai. Por volta dos anos 1950, ele tenta reproduzir o que ouve nas rádios, criando seu próprio estilo de tocar. Apesar da ausência da mãe, Jimi estava em contato com os gostos dela, com “o toque da loucura e a sede de excesso”. Aos 19, Jimi se junta às forças armadas em Kentucky, atuando como paraquedista no esquadrão de elite Screaming Eagles. Ele não voltaria mais para casa: começaria lá a sua grande jornada.

Permanece no grupo por cerca de 14 meses, e durante esse período tocou guitarra no quartel - fato do qual seus companheiros não gostavam nada. O pai envia-o uma outra guitarra, de segunda mão, acompanhada de um amplificador pequeno e potente, para a qual o guitarrista reservava momentos de solidão para dedilhar. Na época, as rádios tocavam blues e gospel, mas o que predominava era country e Jimi buscava acompanhar esses estilos em seu instrumento. Conhece Billy Cox, um contrabaixista, na 101ª Divisão Aerotransportadora, e logo em seguida ambos juntam-se a um baterista que atuava na mesma divisão que Jimi. Os três então começam a tocar em festas da base e nos arredores do Fort Campbell.

Declara que atuou em mais de 40 formações diferentes em um período de quatro anos, das cidades de Nashville a Los Angeles, após completar 20 anos (e deixar o exército). Fez parte das caravanas de: Jack Wilson, Sam Cooke, Chuck Jackson, Solomon Burke, Wilson Pickett, James Brown, Otis Redding, Arthur Conley e Joe Tex. Em Nashville integra à caravana de B.B. King. Depois de viajar para o Canadá, é reconhecido por Little Richard, que em 1963 começa a tocar com ele. Ganhavam pouco, o suficiente para cobrir as despesas com hotéis baratos, sendo que muitas vezes só comiam sanduíches. Logo, Jimi não aguentou e partiu.

Agora em Los Angeles, se junta a Ike e Tina Turner. O grupo só se torna famoso em 1969, quando fazem um tour com os Rolling Stones pelo país. Mas Hendrix não acreditava ser o suficiente, ele queria “SER” o espetáculo por conta própria, por isso parte para Chicago onde encontra Muddy Waters, que diz “Vá para Nova York!”. Ele segue o conselho.

Algumas vezes foi mal recebido e ganhava pouco. Se não havia dinheiro para um hotel e se não tinha amigos por perto, ele acabava dormindo na rua. No Harlem, continuou com a tradição de fazer poemas, e agora crescia um sentimento de solidão dentro dele. Essas poesias serviram de base para músicas que ia compôr posteriormente na Inglaterra. Ainda no bairro nova-iorquino, começa a tocar no Palm Café. Lá conhece Fayne Pridgeon que o indica para os Isley Brothers. Mais tarde, Jimi chama-a de Foxy Lady. Ganha mais reputação ao atuar com o grupo, chamando a atenção de Curtis Knight que leva-o para a banda Squires. Tocavam em Nova York para um público quase totalmente formado por brancos, e agora era mais bem visto, o que faz com que ganhe mais, resultando na aquisição de sua primeira guitarra comprada com o próprio dinheiro: uma Fender Stratocaster.

Mais popular, monta seu próprio grupo no Greenwitch Village, no qual era líder, contudo os demais integrantes não eram fixos. Eles eram conhecidos como Jimmy James e os Blue Flames. O “garoto negro” atraiu interessados para o bairro, como o jornalista Al Aronowitz (do Washington Post) e de Keith Richards (dispensa apresentações). Começa a tocar no Café Au Go Go e mais interessados aparecem: dessa vez os ícones Stones, Bob Dylan e Beatles. Em seguida, volta à Nova York para tocar no Café Wha, onde conhece o baixista dos Animals: Chas Chandler. Chas torna-se seu empresário e em 1966 os dois vão para Londres tentar a fama. À princípio Jimi pensa duas vezes, mas aceita a proposta de fazer a viagem. 

E agora já em Londres, no final de 1966, adota o nome “Jimi Hendrix”.





Facebook




Comentários